segunda-feira, 28 de maio de 2007

Acção de Sensibilização: As Alterações Climáticas


Na Sexta-feira, dia 25 de Maio, realizou-se na nossa escola uma Acção de Sensibilização sobre as Alterações Climáticas, destinada aos alunos do 3º e 4º anos de escolaridade.
Esta Acção de Sensibilização foi promovida pela Dr.ª Cristina e pela Dr.ª Filipa Freitas da Direcção Regional do Ambiente e Recursos Naturais da Madeira.
A Acção começou com alguns esclarecimentos sobre o tema: Alterações Climáticas, continuando a apresentação, com a exploração de outros assuntos directamente relacionados a esta temática, como a Camada de Ozono, o Efeito de Estufa e as Chuvas Ácidas. Os alunos tiveram a oportunidade de visualizar quais são os principais poluentes responsáveis pela alteração do clima e algumas consequências das Alterações Climáticas, no nosso Planeta e na nossa Saúde.

No final da Acção foram apresentadas algumas medidas para combatermos as Alterações Climáticas.
Após a Acção de Sensibilização os alunos preencheram um inquérito sobre o tema abordado e receberam um caderno com diversas actividades para realizarem na sala de aula.
Agradecemos a vinda da Dr.ª Filipa e da Dr.ª Cristina, da Direcção Regional do Ambiente e Recursos Naturais da Madeira, à nossa escola prestar-nos esclarecimentos sobre as Alterações Climáticas - Tema do Ano do Programa Eco - Escolas.

A Coordenadora do Projecto Eco – Escolas

Prof. Ana Freitas

domingo, 27 de maio de 2007

À Descoberta dos Meios de Comunicação…

As crianças da sala da Pré-B (4-5 anos) da nossa escola trabalharam, durante o mês de Abril, o tema Os Meios de Comunicação Pessoal e Social no âmbito do projecto de sala Família-Comunidade-Escola de mãos dadas!!!
Este tema teve como finalidade levar as crianças a descobrirem que existem várias formas de comunicar, quer seja pessoal (telefone fixo, telemóvel e a carta), quer seja social (jornal, rádio e televisão); a interiorizar as características inerentes a cada um destes meios de comunicação; a distinguir uns dos outros, como por exemplo:”- o jornal é feito de papel cinzento.” (Patrícia), “ – Pode-se lê-lo e folheá-lo (Cíntia), “ – a televisão está dentro de uma caixa mágica, onde se vêem muitas imagens coloridas e bonitas.” (Leandro), utilizando os órgãos dos sentidos visão, audição e tacto e a conhecer in loco como funcionam e trabalham alguns destes meios de comunicação. Desta forma, mostraremos algumas fotos das Visitas de Estudos que estas crianças realizaram na companhia das suas Educadoras de Infância e da sua Auxiliar de Acção Educativa à RTP Madeira e aos Correios do Caniço.


sexta-feira, 11 de maio de 2007

Dia da Mãe

Mamã, gosto muito de ti
Alegria está sempre em nós,
E se tudo continuar assim vai correr tudo bem.
Zelas por mim, sempre mãe
Isso já eu sei.
Não podes dizer que não gostas de mim, porque eu sei que não é verdade.
Holofotes estão sempre a iluminar-nos.
A melhor mãe do mundo és tu.

Sofia Faria – 4º ano


Desenhos dos alunos de 3º ano relativos à Acção de sensibilização sobre a água


Visita ao Núcleo dos Dragoeiros

Hoje, dia 2 de Maio, as turmas dos 3 ª 4 º anos de escolaridade foram ao núcleo dos Dragoeiros. Todos nós levamos um vaso de pintado e envernizado por nós, para nele plantar um dragoeiro para oferecer à mãe, no Dia da mãe.
Quando lá chegámos a senhora que nos recebeu explicou-nos o que íamos ver. Disse-nos que ali era uma reserva natural onde haviam muitas plantas, umas que já existiam e outras por pessoas que lá trabalham. Visitámos os dragoeiros e ficámos a saber que o dragoeiro foi muito utilizado: pintura, remédios, etc. e por isso mesmo foi desaparecido. Por fim, cada um de nós plantou um dragoeiro no seu vaso para oferecer à mãe. Regámos as nossas plantinhas e trouxemo-las para a escola.
Sandra - 4º ano

Visita ao Núcleo dos Dragoeiros

No dia 2 de Maio, nós, os alunos dos 3º e 4º anos fomos ao Centro de informação.
Lá plantámos um dragoeiro para oferecer à mãe, num vaso que nós pintámos.
Mas antes de plantarmos os dragoeiros nós ainda demos um passeio pelo jardim.
Nesse Centro de Informação do Parque Natural da Madeira fazem imensas actividades com as escolas, principalmente com a nossa.
O dragoeiro por dentro tem um líquido vermelho que se chama «sangue-de-drago».
Antigamente as pessoas exploravam esse líquido para dar cor aos tecidos, utilizá-lo como remédios caseiros e até vendiam-no nas farmácias.Lá nós vimos um dragoeiro que tinha mais de 400 anos.
Sofia - 4º ano

Visita ao Núcleo dos Dragoeiros

Fiz uma visita ao Núcleo dos Dragoeiros. Adorei ir lá, tinha uma senhora que nos explicava muitas coisas.
A senhora explicou-nos porque se chamavam aquelas plantas (dragoeiros), é derivada da cor da sua seiva depois de oxidada por exposição no ar, forma uma substância pastosa de cor vermelho vivo. Pode-se tornar uma árvore muito grande e pode atingir centenas de anos.
Lá também existem outras plantas, tal como a oliveira e o barbusano.
Foi um passeio divertido, fomos buscar uma surpresa para a nossa mãe!

Ana Filipa – 4º ano


domingo, 6 de maio de 2007

DIA DA MÃE – Plantação de um Dragoeiro

A nossa escola aderiu à iniciativa promovida pelo Parque Natural da Madeira para assinalar o Dia da Mãe.
Todos os alunos da escola prepararam, com a ajuda dos seus professores, um vaso onde posteriormente foi plantado um Dragoeiro, para ser oferecido às mães no Dia da Mãe.
Os alunos do 2º, 3º e 4º Anos de Escolaridade deslocaram-se ao Núcleo dos Dragoeiros situado no sítio das Neves em São Gonçalo, onde puderam visualizar alguns dragoeiros com mais de cem anos.
Os alunos tiveram ainda a oportunidade de ver outras espécies indígenas da nossa região, tais como: Barbusanos, Gerânios, Massarocos, Ensaiões, Figueiras do Inferno e outras.
Após a visita, guiada pela Dr.ª Isabel Freitas do Parque Natural da Madeira, os alunos plantaram nos seus vasos, um dragoeiro que trouxeram de volta para a escola, a fim de o oferecerem às suas mães no Dia da Mãe.
Esta iniciativa permitiu divulgar esta espécie indígena da nossa terra muito procurada antigamente e que actualmente é extremamente rara no seu Habitat Natural da Ilha da Madeira.
A Coordenadora do Programa Eco Escolas Prof. Ana Freitas

Acção de sensibilização: “Água – Saber usar hoje para ter amanhã”


Na sexta – feira, dia 4 de Maio realizou-se na nossa escola a Acção de Sensibilização: “ Água – Saber usar hoje para ter amanhã”, destinada a todos os alunos da nossa escola.
Esta Acção de Sensibilização foi promovida pela Dra. Sandra Vasconcelos da Câmara Municipal de Santa Cruz e pelas Professoras Isabel Santos e Sara Canada da Escola Básica do 1º Ciclo com Pré – Escolar da Assomada – Caniço.
A Acção iniciou-se com a visualização de uma história sobre o Ciclo da Água, na qual pudemos verificar que a água na Natureza está em constante movimento.
A Dra. Sandra da Câmara Municipal de Santa Cruz falou – nos da a origem da água e de todo o processo pelo qual ela passa até chegar às nossas casas. Disse-nos algumas curiosidades sobre a água e depois deu-nos algumas indicações úteis para pouparmos a água, na nossa escola e na nossa casa.
Nós agradecemos a presença, na nossa escola, da Dra. Sandra e das Professoras Isabel Santos e Sara Canada.

22 de Abril – Dia Mundial da Terra

Terra há só uma por isso todos temos de preservá-la!

A nossa escola assinalou o Dia Mundial da Terra no dia 20 de Abril.
As actividades iniciaram-se logo pela manhã com a limpeza e arranjo dos Jardins da Escola, pelos alunos do Pré – Escolar.
À tarde os alunos do 1º Ciclo procederam à limpeza dos seus jardins e de todo o espaço envolvente à escola.
Esta actividade contou com a colaboração de todo o Pessoal Docente, Auxiliares e Encarregados de Educação.
A todos os participantes na actividade um sincero Obrigado!

A Coordenadora do Programa Eco – Escolas
Prof. Ana Freitas

sexta-feira, 4 de maio de 2007

06 de Maio de 2007 - Dia da Mãe

Obrigado Mãe!

Pela vida que me deste,
Pelo amor e carinho que me dás,
Pelas refeições que me preparas,
Pelo apoio que me dás quando preciso,
Pelos momentos que passamos juntos,
Pela atenção que tens comigo,
Pela família que construíste,
Pela educação que me dás.

Obrigado Mãe!