quarta-feira, 10 de dezembro de 2008

Visita de estudo ao Centro de Triagem do Porto Novo

Visita de estudo ao Centro de Triagem do Porto Novo

Eu fui a uma visita de Estudo ao Centro de Triagem do Porto Novo. Uma senhora levou-nos a ver como era feita a reciclagem do plástico, cartão e vidro. Aprendi a fazer a separação do lixo, como usar produtos que não façam mal ao ambiente, a dar novo uso aos objectos.
Eu gostei muito da visita porque me ajudou a compreender que é muito importante reduzir a poluição da atmosfera!

Nicole – 3.º A

Visita de estudo ao Centro de Triagem do Porto Novo

Eu gostei muito da visita de estudo que fiz ao Centro de Triagem do Porto Novo. Aprendi muitas coisas entre elas que devemos poupar as coisas que são: quando vamos ao Supermercado devemos utilizar o mesmo saco; escolher embalagens familiares em vez de individuais; aproveitar embalagens das salchichas para porta-canetas e vasos, e outras latas para fazer música.
Também vi o sistema de reciclagem e como se podem tranformar objectos usados em novos.
Gostei muito de aprender muito.

Catarina 3.º A

segunda-feira, 1 de dezembro de 2008

Visita de Estudo à Estação de Transferência da Zona Leste e Estação de Triagem da Ilha da Madeira

Ontem fizemos uma visita de estudo e vimos muito lixo. Quando chegámos ao Porto Novo ouvimos umas explicações sobre o que nós iríamos ver. Tivemos que usar um capacete, para nos protegermos dos lixos.
Vimos latas, vidros, cartão, embalagens de óleo e de leite e “monstros” que eram os lixos de grande volume como sofás, colchões, poltronas. Todo este lixo estava separado em diversas secções. Entrámos noutro pavilhão onde havia muito lixo misturado que até cheirava mal e as máquinas estavam a arrumar em grandes fardos. Estes fardos depois são transportados para a Meias Serra e para o Continente onde serão reciclados.
Foi uma visita muito engraçada.


Texto elaborado pelos alunos
Leandro, Duarte e Daniella, do 3ºB

Visita de Estudo à Estação de Transferência da Zona Leste e Estação de Triagem da Ilha da Madeira

Na Estação de Triagem do Porto Novo, vimos lixos, máquinas, fardos e Ecopontos. Tudo era muito grande por isso chamavam Ecocentro.
As pessoas que lá trabalhavam, acompanharam-nos e explicaram como tudo funcionava. O vidro estava a ser escolhido, para ser reciclado. Havia ramos de árvores e bocados de madeira, também para serem reciclados. As pilhas, as baterias dos carros estavam numa secção para serem transportados para a Meia Serra. Havia máquinas que faziam um barulho muito forte e que punham o lixo a andar e por fim ficava espremido e amarrado com arames grossos.
É muito importante haver esta estação pois assim podem aproveitar muito lixo para ser transformado noutras coisas.
Gostámos muito de fazer esta visita de estudo e de usar um capacete.


Texto elaborado pelos alunos
Tiago, Ronaldo e Mariana do 3ºB

Visita de Estudo à Estação de Transferência da Zona Leste e Estação de Triagem da Ilha da Madeira

No dia 27 de Novembro de 2008, os meninos do 3º e 4º anos de escolaridade fizeram uma Visita de Estudo à Estação de Transferência da Zona Leste e Estação de Triagem da Ilha da Madeira que fica situada no sítio do Porto Novo, freguesia de Gaula.
Quando lá chegámos, estavam à nossa espera duas raparigas muito simpáticas e encaminharam todos os meninos para uma grande sala, onde vimos muitas imagens sobre o modo como devemos tratar os diferentes lixos e a importância da sua reciclagem.
Após estas explicações, colocámos um capacete na cabeça e fomos guiados para as instalações da Estação.
Vimos muitas máquinas, estivemos no local onde os camiões depositam o lixo, vimos pessoas que trabalhavam com máscaras na cara.
Havia muito lixo que era separado e colocado em grandes pacotes para serem enviados para a reciclagem.
Regressámos à escola, muito contentes porque nunca tínhamos feito uma visita a uma Estação de Triagem.


Texto elaborado pelos alunos
Laura, Olena e Filipe do 3ºB

Visita de Estudo à Estação de Transferência da Zona Leste e Estação de Triagem da Ilha da Madeira

Esta semana fizemos uma visita de estudo a uma Estação de Transferência da Zona Leste e Estação de Triagem da Ilha da Madeira.
Na escola preparámos uma entrevista para fazer a alguma pessoa que trabalhasse lá, mas não foi necessário porque havia lá duas senhoras que nos explicaram tudo o que queríamos saber.
Foi fantástico ver os lixos a passarem em muitas máquinas e arrumados em grupos. Havia o grupo dos cartões, dos plásticos, dos vidros e ainda outro muito engraçado, o grupo dos “monstros”. As máquinas arrumavam muito bem e muito lixo ficava compactado em pacotes para serem reciclados.
Gostámos muito desta visita e ficámos a saber como é mesmo muito importante separarmos os lixos nas nossas casas.


Texto elaborado pelos alunos
Angelique, Bibiana, Kátia e Cátia, do 3ºB

Concurso “S.O.S Freira do Bugio”


Era uma vez uma ave chamada Freira do Bugio. Dava passeios, punha-se no mar e quando sentia que estava na hora de pôr o ovo saía logo do mar. Depois de pôr o ovo no Bugio decidiu procurar comida. O coelho, o rato e as cagarras queriam estragar o ninho e o ovo. Quando a Freira do Bugio chegou e viu-os a rebentar o seu ninho e o seu ovo, levantou o bico chateada e eles fugiram. A Freira do Bugio conseguiu ter o seu filho!


Paulo - 3.º A