domingo, 22 de março de 2009

Cerimónia de Abertura da Exposição: “Constrói uma Árvore”

A nossa escola participou na Cerimónia de inauguração da exposição: “Constrói uma Árvore”, promovida pelo Parque Natural da Madeira.
A Cerimónia decorreu no dia 16 de Março pelas 11 horas no Madeira Shopping e contou com a presença de Representantes do Parque Natural da Madeira, representantes da Direcção Regional de Educação, Director do Madeira Shopping, Directores, professores e alunos das Escolas participantes no concurso.


Campanha de Recolha de Rolhas de Cortiça – Green Cork

A nossa escola participou na Cerimónia de lançamento da Campanha de Recolha de Rolhas de Cortiça, promovida pela Quercus, no âmbito do Projecto Green Cork.
A Cerimónia decorreu no dia 28 de Fevereiro pelas 11h no Dolce Vita – Funchal e contou com a presença do Presidente da Quercus, do Vereador do Ambiente da câmara Municipal do Funchal, da Direcção Regional do Ambiente e Recursos Naturais da Madeira e da Comunicação Social.
O Projecto Green Cork arrancou em Portugal no dia 5 de Junho de 2008, tendo sido recolhidas até à data 12 toneladas de rolhas de cortiça.
As rolhas de cortiça recicladas não serão utilizadas para produzir novas rolhas, mas terão outras aplicações, que vão desde a indústria automóvel, à construção civil ou aeroespacial.
Sendo assim este Projecto ajudará o Ambiente na redução de resíduos, na defesa da rolha de cortiça como produto plenamente ecológico e consequente defesa do montado e na plantação de novas árvores.
A nossa escola entregou para reciclagem 100 Kg de Rolhas de Cortiça.

Concurso: “ Constrói uma Árvore” promovido pelo Parque Natural da Madeira

A nossa escola participou no Concurso ” Constrói uma Árvore “ promovido pelo Parque Natural da Madeira, para assinalar o Dia Mundial da Árvore que se comemora no dia 21 de Março.
O Concurso tinha como principal objectivo a construção de uma árvore, com altura máxima de 1,50m, recorrendo à reutilização de materiais.
A nossa escola participou neste concurso com 4 árvores, uma por cada ano de escolaridade.
Participaram neste concurso 22 escolas do 1º Ciclo do Ensino Básico de toda a Região.
As 35 árvores construídas estiveram expostas ao público no Madeira Shopping de 16 a 23 de Março.

Semana da Árvore – 16 a 20 de Março

Na Semana de 16 a 20 de Março decorreu na nossa escola a Semana da Árvore.
Os alunos do 1º Ciclo do Ensino Básico participaram numa Palestra sobre: “As Plantas Invasoras da Floresta Laurissilva”, promovida pela Engenheira Cristina Medeiros do Parque Natural da Madeira.
Ao longo da semana esteve aberta ao público a Exposição Móvel do Parque Natural da Madeira: “ As Plantas Invasoras da Floresta Laurissilva”.
No Campo de Futebol da nossa escola decorreram actividades lúdicas, desportivas e um percurso alusivo à Árvore, sua importância e preservação.
Nas salas de aula os alunos realizaram trabalhos nas áreas da Expressão Plástica, Língua Portuguesa, Matemática, Formação Cívica e Educação e Expressão Musical e Dramática.
Todos os alunos da escola visualizaram o Filme: “A Idade do Gelo 2 – Descongelados”, como sensibilização para a problemática das Alterações Climáticas e das suas consequências para a vida animal, vegetal e humana.
Ao longo da Semana decorreu um Concurso de Desenho sobre a Árvore destinado aos alunos do Pré-escolar, 1º e 2º Anos de Escolaridade e Concurso de Poesia (quadra) para os alunos do 3º e 4º Anos de Escolaridade.
Na Sexta – feira, pelas 14 horas, o Senhor Presidente da Câmara Municipal de Santa Cruz – Dr. Alberto Gonçalves veio à nossa escola para assinalar o Dia Mundial da Árvore e participou na plantação de uma árvore no Parque da nossa escola.
Ainda na sexta – feira veio à nossa escola a Dra. Paula Marília da Direcção Regional de Florestas falar-nos sobre a Importância de assinalarmos do Dia Mundial da Floresta.
Para encerrar as actividades da Semana da Árvore foram entregues os prémios aos vencedores dos Concursos de Desenho e Poesia alusivos à Árvore.
De seguida procedeu-se à entrega de árvores a todos os alunos da escola.

quinta-feira, 5 de março de 2009

Visita à ETAR de Santa Cruz

No dia 27 de Janeiro pelas 14 horas nos realizámos uma visita de estudo à Estação de Tratamento de Águas Residuais de Santa Cruz, que fica localizada junto à Praia das Palmeiras.
Esta Estação entrou em funcionamento no ano de 2000, serve cerca de 14 000 habitantes e favorece as populações das Freguesias de Santa Cruz e do Santo da Serra.
O tratamento realizado às águas residuais que entram na ETAR – Estação de Tratamento de Águas Residuais de Santa Cruz consiste essencialmente por uma Gradagem Fina Mecânica, que remove os sólidos grosseiros, seguida de uma Desarenação e Remoção de Gorduras e Sobrenadantes e por último uma Tamisação, para retirar os sólidos com granulometria reduzida.
A ETAR possui ainda um Sistema de Remoção de Cheiros, constituído por uma torre de carvão activado.
Após o tratamento das águas residuais estas são devolvidas ao mar através de um emissário submarino com 800 metros de comprimento.
Esta visita de estudo foi muito enriquecedora uma vez que permitiu-nos visualizar todo o processo de tratamento de águas residuais.