quarta-feira, 27 de maio de 2009

Visita à casa do Sr. António da Mata

Na quarta-feira dia 20 de Maio visitámos a Casa do Senhor António da Mata, avô dos nossos colegas Sandro Ricardo e André.
O Senhor António da Mata é um artesão que trabalha a madeira e com ela constrói colheres de pau, colheres de sopa, jarros, copos, bonecas e o famoso pau da poncha.
Neste dia não tivemos a oportunidade de observar as fases de construção das peças em madeira porque o Senhor António não tinha madeira para trabalhar todavia pudemos ver alguns exemplares do seu trabalho.
Nós gostámos muito de visitar a casa do Senhor António da Mata e de ver os seus trabalhos em madeira.


Visita à Fábrica de Requeijão - REQUEIJEMA

Na quarta-feira dia 20 de Maio visitámos a Fábrica de Requeijão localizada no Sítio do Pico Sul em Gaula.
Antes de iniciarmos a visita ao interior da Fábrica tivemos de respeitar as normas de higiene e segurança estipuladas na lei para podermos circular pelos diversos compartimentos, pelo que todos nós tivemos de colocar uma toca na cabeça, vestir uma bata e colocar uma protecção nos pés e só depois é que entrámos.
A visita ao interior da Fábrica permitiu-nos visualizar todo o processo de fabrico do requeijão.
No final da visita o Senhor João e a Senhora Elsa proprietários da Fábrica de Requeijão ofereceram-nos requeijão para comermos na escola.
Nós gostámos muito de visitar a Fábrica de Requeijão uma vez que ficámos a conhecer todo o processo de fabrico do requeijão.


terça-feira, 26 de maio de 2009

Passeio pela Levado do Tornos - Gaula

No dia 18 de Maio realizámos um percurso pedestre pela Levada dos Tornos, localizada na zona alta da nossa freguesia. Saímos da escola por volta das 9h45, subimos pela Estrada Padre Alfredo Vieira de Freitas até à placa que indica a localização do percurso da Levada dos Tornos. Quando lá chegámos quisemos registar o ponto de partida do nosso percurso pelo que tirámos uma fotografia de grupo. Durante o percurso desfrutámos de belas paisagens onde nos foi possível observar algumas espécies de plantas e árvores invasoras como: eucaliptos, acácias, floricos, trombeteira e outras. No regresso à escola seguimos o percurso da levada denominada Levadinha que é uma levada secundária da Levada dos Tornos de onde pudemos observar a Camacha mais concretamente os Salgados. Aproveitámos o percurso da Levadinha para lancharmos e logo depois retomámos a viagem. Seguimos pelo Caminho Velho do Pico, passámos pelo Caminho da Achada da Rocha e já na Cerca visitámos os Lavadouros Públicos onde antigamente as pessoas lavavam as suas roupas. Após a visita aos Lavadouros Públicos regressámos à nossa escola. Gostámos muito de realizar este percurso pela Levada dos Tornos uma vez que ficámos a conhecer melhor a nossa freguesia.
Os alunos do 1º Ano de Escolaridade