sábado, 24 de fevereiro de 2007

Artesanato existente na nossa freguesia – Gaula



Na nossa freguesia existe vários tipos de artesanato. Todo ele é considerado precioso como: a tecelagem, as vassouras de urze, o bordado Madeira, cestos em vime e em cana e ainda o fabrico das colheres de pau e o mexilhão. Estes dois últimos são considerados típicos da freguesia.
Na tecelagem encontramos os tapetes de retalho que são feitos num tear, a partir de tecidos cortados às tiras e arrumadas em novelos.
As vassouras de urze, hoje quase em extinção, são feitas com galhos de urze que as pessoas vão buscar à serra e põem a secar, amarrando-as depois com pequenos vimes verdes, formando assim a vassoura.
A cestaria é feita em vime, este é posto a secar ao sol e é curtido para que o artesão possa manuseá-lo sem se partir. Os cestos em cana são feitos com cana-vieira cortada às tiras.
As colheres feitas em pau (loureiro, laranjeira, castanheiro...) são usadas como utensílio de cozinha, normalmente utilizado para mexer o milho. O mexilhão feito pelo mesmo processo das colheres, é utilizado para mexer a poncha (feita com aguardente, limão e mel). Estas duas peças são feitas manualmente e o artesão usa o canivete para escavar a madeira, dando a forma e o tamanho desejado.
O bordado Madeira é feito em pano de linho. É bordado com linhas de cor: branca, “crua” (bege) e “azeitona” (acastanhada).
Este artesanato é considerado fonte de riqueza monetária e patrimonial para a freguesia de Gaula.

Texto elaborado pelos alunos do 3º ano de escolaridade

Sem comentários: