quarta-feira, 28 de fevereiro de 2007

O que é o Programa Tinteirinho?

O Programa Tinteirinho é um programa de recolha de tinteiros e toners vazios para impressoras inkjet e laserjet.
Este Programa de âmbito Nacional, com uma forte vertente Ambiental, Pedagógica e Social, é um programa essencial e inovador.
Este programa valoriza o material recolhido, pelas escolas e outras instituições, converte - o em pontos que poderão ser trocados por prémios para a escola.
Esses
pontos poderão também ser convertidos em dinheiro que por sua vez será entregue às Instituições associadas ao Programa Tinteirinho.
A nossa escola participa neste Programa, pelo que durante todo o ano lectivo, promove sensibilização junto dos alunos, Encarregados de Educação e comunidade local, na tentativa de recolher um maior número possível, de tinteiros e toners vazios.
Existem locais de entrega de tinteiros e toners, localizados em pontos estratégicos, distribuídos pela nossa freguesia e concelho, na tentativa de facilitar a recolha.
A nossa participação neste Programa Nacional veio enriquecer todo o trabalho realizado pela escola na defesa e conservação do nosso meio.
Pretendemos dar continuidade a esta iniciativa pelo que contamos com a vossa colaboração.
Se tiver em casa ou no seu local de trabalho tinteiros ou toners vazios entregue-os na nossa escola.
Nós agradecemos e o Ambiente também!
A coordenadora do Programa Eco escolas
A Prof. Ana Freitas



Porquê reciclar tinteiros e toners?
Sabia que….
1. Sabia que, só no ano passado, mais de 300 milhões de cartuchos foram deitados no lixo?
2. Sabia que para fabricar 1 cartucho, são necessários 3 litros de óleo?
3. Sabia que um cartucho de toner poderá levar 1000 anos a desfazer-se na Natureza?
4. Sabia que a Indústria dos reciclados de toners e/ou tinteiros economiza mais óleo em 7 meses do que o total derramado pelo petroleiro Prestige?
Por todas estas razões: pelo Ambiente e por todos Nós … doe-nos os seus tinteiros e toners vazios.
Se deseja obter mais informações sobre esta iniciativa de âmbito nacional consulte:

www.programatinteirinho.com

Exposição de máscaras


As professoras de Expressão Plástica da nossa escola dinamizaram, junto dos alunos do 1º Ciclo, uma actividade muito interessante, criativa e inovadora.
Contornaram, em caixas de cereais, máscaras que posteriormente entregaram aos alunos para levarem para casa.
Os alunos, com a ajuda do seu Encarregado de Educação, teriam que utilizar materiais de desperdício para construírem as suas máscaras e trazerem de novo as mesmas para a escola.
Esta actividade foi bem recebida pelos alunos que apresentaram belos trabalhos, onde a imaginação e a criatividade não faltaram.
As máscaras foram expostas na nossa escola para apreciação.
Parabéns a todos os participantes!
A Direcção da Escola

Máscaras de Carnaval

segunda-feira, 26 de fevereiro de 2007

Visita de estudo à empresa Horários do Funchal - Fundoa



Sexta-feira dia 23 de Fevereiro, os alunos do 3º e 4º Anos de Escolaridade da nossa escola, deslocaram-se até ao Funchal para realizaram uma visita de estudo às instalações da Empresa Horários do Funchal.
Os alunos pretendiam recolher informações sobre a Linha Eco a operar no Centro da Cidade do Funchal desde Setembro último.
Esta actividade está directamente relacionada com o Programa Eco – Escolas 2006/2007 e tinha como principal objectivo recolher dados sobre esta Linha - Amiga do Ambiente, uma aposta da Empresa Horários do Funchal na defesa e conservação do Meio Ambiente.
Os alunos farão posteriormente um trabalho na escola para participação num Concurso Nacional promovido pelo Programa Nacional Eco – Escolas.
Agradecemos desde já toda a atenção prestada pela Empresa em receber-nos nas suas instalações.
Um agradecimento especial à Junta de Freguesia de Gaula que nos ajudou com o transporte dos alunos.

Trabalhos sobre uma visita de estudo à empresa Horários do Funchal





sábado, 24 de fevereiro de 2007

Artesanato existente na nossa freguesia – Gaula



Na nossa freguesia existe vários tipos de artesanato. Todo ele é considerado precioso como: a tecelagem, as vassouras de urze, o bordado Madeira, cestos em vime e em cana e ainda o fabrico das colheres de pau e o mexilhão. Estes dois últimos são considerados típicos da freguesia.
Na tecelagem encontramos os tapetes de retalho que são feitos num tear, a partir de tecidos cortados às tiras e arrumadas em novelos.
As vassouras de urze, hoje quase em extinção, são feitas com galhos de urze que as pessoas vão buscar à serra e põem a secar, amarrando-as depois com pequenos vimes verdes, formando assim a vassoura.
A cestaria é feita em vime, este é posto a secar ao sol e é curtido para que o artesão possa manuseá-lo sem se partir. Os cestos em cana são feitos com cana-vieira cortada às tiras.
As colheres feitas em pau (loureiro, laranjeira, castanheiro...) são usadas como utensílio de cozinha, normalmente utilizado para mexer o milho. O mexilhão feito pelo mesmo processo das colheres, é utilizado para mexer a poncha (feita com aguardente, limão e mel). Estas duas peças são feitas manualmente e o artesão usa o canivete para escavar a madeira, dando a forma e o tamanho desejado.
O bordado Madeira é feito em pano de linho. É bordado com linhas de cor: branca, “crua” (bege) e “azeitona” (acastanhada).
Este artesanato é considerado fonte de riqueza monetária e patrimonial para a freguesia de Gaula.

Texto elaborado pelos alunos do 3º ano de escolaridade

domingo, 18 de fevereiro de 2007

Concurso: Chapéu Ecológico


O concurso foi um sucesso. Todos os alunos, Encarregados de Educação e restante comunidade educativa se empenharam para que tal acontecesse!
Os chapéus eram muito originais e criativos e, na sua maioria, confeccionados com materiais recicláveis.
A missão do júri não foi fácil, tal a variedade e o número de participantes.
Todos os concorrentes receberam certificados de participação, mas só um aluno de cada turma foi vencedor.
Os chapéus apresentados a concurso encontram-se expostos na escola durante as próximas duas semanas.
Vamos continuar a promover actividades desta natureza.
Obrigado a todos!

quarta-feira, 14 de fevereiro de 2007



Concurso: “Chapéu Ecológico”

A nossa escola está a organizar um concurso de chapéus, destinado a todos os alunos da escola.
A entrega dos chapéus deverá ser feita até ao dia 15 de Fevereiro dia em que se realizará o desfile.
O desfile de chapéus acontecerá pelas 11 horas no pátio da escola.
Um júri composto pelo Sr. Presidente da Junta de Freguesia de Gaula, a Senhora Directora da escola, a Coordenadora do Projecto Eco Escolas, um Professor, uma Educadora e uma Auxiliar de Acção Educativa, decidirá quais serão os chapéus vencedores do concurso.
Esta é mais uma das actividades programadas, no âmbito do Programa Eco Escolas 2006/2007.
Com esta actividade pretendemos despertar, na comunidade escolar, o interesse pela reutilização de materiais como recurso importante para a preservação do Meio Ambiente.
A imaginação, a criatividade e o uso de materiais de desperdício, são os critérios a considerar para a atribuição de prémios.
Todos os alunos participantes receberão um certificado de participação, havendo um prémio, a atribuir ao melhor chapéu de cada turma.
Após o desfile os chapéus ficarão expostos na escola.

A Coordenadora do Programa Eco Escolas
Ana Freitas

sábado, 10 de fevereiro de 2007

Visita ao Centro das Artes – Casa das Mudas


No dia 6 de Fevereiro de 2007, os alunos do 3º e 4 º Anos da nossa escola deslocaram-se à Calheta, ao Centro das Artes – Casa das Mudas, para assistirem à projecção de um filme sobre o Ambiente.
A nossa escola recebeu um convite da Direcção Regional do Ambiente e Recursos Naturais da Madeira para participar na actividade “Cinema e Ambiente”, organizada pela Câmara Municipal da Calheta, em parceria com a Direcção Regional, destinada a sensibilizar as crianças e jovens para a preservação e conservação do Meio Ambiente.
A deslocação dos alunos e professores da escola foi garantida pela Direcção Regional do Ambiente e Recursos Naturais da Madeira à qual todos nós agradecemos.

A Coordenadora do Programa Eco – Escolas
A Prof. Ana Freitas


Visita da D. Maria Aurora à nossa escola

No dia 25 de Janeiro de 2007 recebemos na nossa escola, a visita da escritora Maria Aurora Carvalho Homem que nos contou a história que escreveu: “ Loma – O Lobo Marinho”. Ela disse-nos o significado da palavra Loma, “Lo” vem da palavra Lobo e “ma” vem da palavra marinho.
A D. Maria Aurora contou-nos que começou a escrever com 13 anos e que já escreveu 14 livros na totalidade.
Os livros infantis escritos por esta escritora, que eu já li foram: “Loma - o Lobo Marinho” e “Juju a Tartaruga”.
A D. Maria Aurora referiu-nos que actualmente está a escrever um livro infantil: “ Zina – a Baleia Azul”.
Estes três livros têm algo em comum, é que todos eles falam de animais que actualmente estão em vias de extinção.
Eu gostei muito desta actividade por poder conhecer pessoalmente a D. Maria Aurora, pois só a conhecia da televisão.

Sofia Raquel
4º Ano
Visita da D. Maria Aurora à nossa escola

No dia 25 de Janeiro de 2007 recebemos a visita da D. Maria Aurora na nossa escola.
Uma das carrinhas do nosso clube foi buscá-la ao Funchal e trouxe-a até à nossa escola.
Quando a D. Maria Aurora chegou à nossa escola, nós começámos a cantar a canção: “ A arca da fantasia” escrita por ela e cantada pela sua neta Maria num Festival Infantil.
Depois a D. Maria Aurora contou-nos uma história que falava do encontro de um Lobo Marinho com uma tartaruga chamada Juju.
Esta história foi muito engraçada porque despertou-nos para a necessidade de preservarmos o Lobo Marinho, espécie que actualmente se encontra em vias de extinção.
Esta actividade seguiu com a leitura de algumas quadras escritas pelos alunos do 3º Ano, especialmente para a D. Maria Aurora e logo depois cantámos a canção: “ O beijinho que me dás”.
Após a canção um grupinho de alunos do Pré-escolar e 1º Ciclo ofereceram-lhe algumas peças de artesanato local, feitas pelos pais e avós dos alunos.
O Senhor Presidente da Junta de Freguesia de Gaula, também esteve presente nesta actividade e ofereceu-lhe alguns livros com informações sobre a nossa freguesia.
No final da actividade a D. Maria Aurora convidou-nos para irmos ao seu Programa Televisivo: “Atlântida”, no próximo dia 3 de Março.
Nós gostámos muito da vinda da D. Maria Aurora à nossa escola.

Joana e Xavier
3º Ano






quinta-feira, 1 de fevereiro de 2007

Acção contra as alterações climáticas

A maior mobilização contra as alterações climáticas
Um gesto pelo nosso planeta
No dia 1 de Fevereiro de 2007, participe na maior mobilização dos cidadãos contra as alterações climáticas! A Alliance pour la Planète (agrupamento de associações ambientais) lança um apelo simples a todos os cidadãos, 5 minutos de repouso para o planeta: toda a gente apaga as luzes no dia 1 de Fevereiro de 2007 entre as 19h55 e as 20h00 (entre as 18h55 e as 19h00, hora portuguesa). Não se trata de economizar 5 minutos de electricidade apenas nesse dia, mas sim de chamar a atenção dos cidadãos, dos media e das instâncias de decisão para o esbanjamento de energia e para a urgência de passar à acção! Cinco minutos de repouso para o planeta: não toma muito tempo, não custa nada e mostrará aos candidatos às eleições legislativas francesas de Junho de 2007 que as alterações climáticas são um tema que deve pesar no debate político. Porquê no dia 1 de Fevereiro? Nesse dia sairá, em Paris, o novo relatório do Painel Intergovernamental para as Alterações Climáticas sob a égide das Nações Unidas. Esse acontecimento terá lugar em Espanha e não devemos perder esta oportunidade de pôr em destaque a urgência da situação mundial em termos de clima. Se todos participarmos, esta acção terá um peso mediático e político real, alguns meses antes das eleições francesas! Façam circular este apelo por todos os vossos contactos e redes!Divulguem-no também no vosso site Internet e nas vossas páginas de notícias.