quinta-feira, 28 de junho de 2007

Visita de Estudo à Reserva Natural do Garajau

No dia 26 de Junho os alunos do 4º Ano de Escolaridade da nossa escola realizaram uma visita de estudo à Reserva Natural do Garajau, a única Reserva em Portugal exclusivamente marítima.
Esta reserva, criada em 1986 está localizada na costa sul da ilha da Madeira e constitui uma fantástica Reserva marinha. Esta visita de estudo permitiu aos alunos ficarem a conhecer esta Reserva Marinha, criada com o intuito de proteger uma área privilegiada da costa madeirense, as espécies ali protegidas e os limites marítimos da mesma.

Acção de Sensibilização: “A Nossa Floresta”

No dia 25 de Junho, pelas 18h30m, realizou-se nos Centros Educativos da Apresentação de Maria em Gaula, uma Acção de Sensibilização sobre a temática: “A Nossa Floresta”, destinada ao Pessoal Docente e Não Docente dos Centros Educativos e da nossa escola.
Esta Acção de Sensibilização foi promovida pela Dra. Isabel Freitas do Parque Natural da Madeira e teve como principais objectivos dar a conhecer as principais espécies da Fauna e Flora Madeirense e Sensibilizar para a sua protecção.

Eco-Código 2006/2007

O Nosso Planeta vamos proteger,
Para não o vermos sofrer!
O Eco Código vamos respeitar,
A Todos o vamos divulgar!

As Alterações Climáticas vamos vencer,
Por isso os GEE`s vamos combater!

A Fauna e a Flora vamos conhecer,
Para ajudarmos a proteger!

Para o Ambiente Local melhorar,
Dos Espaços Exteriores vamos cuidar!

Materiais vamos reutilizar,
Para muitos recursos poupar!

Os Resíduos vamos separar,
E ao Ecoponto os vamos levar!

Para Energia poupar,
Os botões devemos desligar!

Sempre que o Sol brilhar,
A sua luz devemos aproveitar!

Painéis solares devemos montar,
Para a energia solar armazenar!

A Água devemos poupar,
Para este recurso não acabar!

Para muita água poupar,
Pelo duche devemos optar!

domingo, 24 de junho de 2007

Acção de Sensibilização: “Os Resíduos Sólidos e Urbanos”

No dia 21 de Maio, pelas 18 h 30m, realizou-se nos Centros Educativos da Apresentação de Maria em Gaula, uma Acção de Sensibilização sobre a temática: “Os Resíduos Sólidos e Urbanos”, destinada ao Pessoal Docente e Não Docente dos Centros Educativos e da nossa escola.
Esta Acção de Sensibilização foi promovida pela Dr.ª Eunice Pinto da Direcção Regional do Ambiente e dos Recursos Naturais da Madeira.
Esta Acção de Sensibilização teve como principal objectivo: Sensibilizar os cidadãos para a adopção de Boas Práticas Ambientais.No final da Acção de Sensibilização foi entregue a todos os participantes um Manual de Boas Práticas Cidadão e um saco de tecido.

Concurso Nacional Energia para Eco – Repórter

A nossa escola participou, pela 2ª vez consecutiva, no Concurso Nacional – Energia para Eco – Repórter 2007.
Este Concurso destina-se a todas as escolas inscritas no Programa Nacional Eco – Escolas e pretende despertar o interesse e a curiosidade pela descoberta de boas práticas ambientais.
A turma do 3º Ano de Escolaridade foi a turma responsável pela elaboração de duas pequenas reportagens: uma sobre as Alterações Climáticas e outra sobre a LINHA ECO da Empresa Horários do Funchal.
Os alunos realizaram, previamente uma visita de estudo à Sede da Empresa Horários do Funchal para recolherem informações sobre a LINHA ECO, para posteriormente na sala de aula, construírem uma reportagem a ser enviada para o Concurso Nacional Energia para Eco – Repórter.

Candidatura ao Galardão Eco – Escola Bandeira Verde 2007

A nossa escola candidatou-se, pela sexta vez consecutiva ao Galardão Eco – Escola Bandeira Verde 2007.
A Coordenadora do Programa Eco – Escolas enviou, no passado dia 29 de Junho, o Dossier de Candidatura da nossa escola a este Galardão.A atribuição do Galardão Bandeira Verde 2007, às escolas que se distinguiram na implementação do Programa Eco – Escolas, será divulgada no próximo mês de Agosto.

Concurso Nacional Eco – Código 2007

A nossa escola participou, pela sexta vez consecutiva, no Concurso Nacional Eco – Código 2007.
O Concurso Nacional Eco - Código pretende estimular a participação e a criatividade dos jovens envolvidos no Programa Eco - Escolas.
O Eco - Código corresponde a um dos elementos do Programa Eco - Escolas: o 7º passo da metodologia proposta.
Os Eco - Estudantes deverão conseguir identificar um conjunto de atitudes e comportamentos conducentes à melhoria do ambiente na escola, em casa e na sua região.
O Eco - Código deverá expressar uma declaração de objectivos, traduzidos por acções concretas, que todos os membros da comunidade deverão seguir.
A composição gráfica do Poster que irá representar a nossa escola neste Concurso Nacional é da autoria dos alunos do 4º Ano de Escolaridade.
As frases que representam o Eco – Código da nossa escola são da autoria dos alunos do 3º Ano de Escolaridade.

Concurso Leitor Assíduo promovido pelo Projecto Baú de Leitura

A aluna Joana Cristina do 3º Ano de Escolaridade foi a leitora mais assídua da nossa escola, no âmbito do Concurso Leitor Assíduo, organizado pelo Projecto Baú de leitura.
A Cerimónia de Entrega de Prémios aos Leitores Assíduos decorreu no passado dia 20 de Junho, no Centro Cultural John dos Passos na Ponta do Sol.
A aluna recebeu como prémio: o livro “ A Estrela Perdida” e um certificado.

Concurso de Desenho sobre a Saúde Oral

O aluno Kevin Daniel do 3º Ano foi um dos vencedores do Concurso de Desenho promovido pela Saúde Oral.
A Cerimónia de Entrega de Prémios decorreu no dia 22 de Junho, no Jardim Municipal do Funchal, no decorrer da Semana Sorridente 2007.

Entrega de Certificados e Prémios aos alunos que participaram nas Campanhas de Recolhas de Pilhas e Rolhas 2006/2007

Na Sexta-feira – dia 15 de Junho decorreu na nossa escola a Cerimónia de Entrega de Prémios aos alunos que participaram nas Campanhas de Recolha de Pilhas e Rolhas 2006/2007.
Os alunos que maior quantidade de pilhas e rolhas recolheram, ao longo do Ano Lectivo, receberam um certificado e um prémio de participação.
Esta Cerimónia decorreu na cantina da nossa escola e contou com a presença da Dra. Isabel Freitas do Parque Natural da Madeira que procedeu à entrega dos Certificados e prémios.

Atelier Lobos Marinhos

Na Semana de 11 a 15 de Junho decorreu na nossa escola um Atelier sobre os Lobos Marinhos.
Esta actividade foi promovida pela Dra. Isabel Freitas e pela Dra. Sara Freitas do Parque Natural da Madeira.
Esta actividade foi destinada a todos os alunos da escola e pretendeu dar a conhecer esta espécie animal que outrora existiu em grande número junto à nossa ilha, que já esteve ameaçada e que actualmente é uma das espécies protegidas na nossa Região.
Os alunos aprenderam muitas coisas sobre o Lobo Marinho e visualizaram um vídeo com imagens captadas na Reserva Natural das Desertas, local onde actualmente vive esta espécie.
No final da actividade os alunos receberam uma história com imagens para ilustrarem e um certificado de participação, no qual assumiram um compromisso em respeitar salvar o Lobo Marinho.Agradecemos a vinda da Dra. Sara e da Dra. Isabel do Parque Natural da Madeira à nossa escola promover esta actividade.

MUSICAEB 2007

Os alunos do 3º e 4º Anos de Escolaridade da nossa escola participaram no Musicaeb 2007 que decorreu no Centro de Congressos da Madeira, no passado dia 14 de Junho.
O número apresentado por várias escolas do Concelho de Santa Cruz, pretendeu demonstrar a aproximação da Madeira a outros povos do Mundo através do braguinha.
Os alunos da nossa escola participaram na dança e nos cordofones.
Agradecemos à Professora Rita Malaca e ao Professor Roberto Moritz toda a dedicação e empenho demonstrados.
A todos os Encarregados de Educação que colaboraram com a nossa escola o nosso sincero Obrigado!
A todos os alunos, que brilhantemente representaram a nossa escola: Muitos Parabéns!

Entrega de Prémios relativos ao Concurso Literário Margarida Macedo Silva

Na Sexta-feira – dia 15 de Junho realizou-se a Cerimónia de Entrega de Prémios, aos alunos vencedores e aos alunos participantes no Concurso Literário Margarida Macedo Silva.
A Cerimónia de Entrega de Prémios decorreu nas Instalações da Direcção Regional de Educação, nas Galerias São João – Funchal.
Este Concurso Literário, instituído em 2001 pela Secretaria Regional da Educação, destina-se aos alunos do 1º, 2º, 3º Ciclos do Ensino Básico, Secundário e Profissional e pretende promover o gosto pela leitura e escrita entre os mais jovens.
Este ano, participaram neste concurso 23 escolas de toda a Região, que apresentaram a concurso, num total de 68 trabalhos.
A nossa escola participou neste Concurso Literário, com três trabalhos, todos eles em prosa com tema livre.
O aluno João Filipe Gouveia do 4º Ano de Escolaridade foi um dos vencedores, na categoria em que participou tendo recebido um certificado, um livro e um cheque no valor de 20€ para a aquisição de livros.
A aluna Joana Cristina do 3º Ano e a aluna Sofia do 4º Ano receberam certificados de participação e um livro por participarem neste Concurso.

Acção de Sensibilização: Transportes - Mobilidade Sustentável

Na Segunda-feira, dia 18 de Junho, realizou-se na nossa escola uma Acção de Sensibilização sobre a temática: “Transportes - Mobilidade Sustentável”, destinada aos alunos do 3º e 4º anos de escolaridade.
Esta Acção de Sensibilização foi promovida pela Dr.ª Cristina e pela Dr.ª Filipa Freitas da Direcção Regional do Ambiente e Recursos Naturais da Madeira.
Esta Acção de Sensibilização teve como principais objectivos: Sensibilizar os alunos para a Mobilidade Sustentável, incutir nos alunos atitudes e comportamentos amigos do Ambiente.
Após a Acção de Sensibilização os alunos preencheram um inquérito sobre o tema abordado na acção e receberam um caderno com diversas actividades para realizarem na sala de aula.

terça-feira, 12 de junho de 2007

Projecção de Filmes sobre o Ambiente

Na Quarta-feira e na Sexta-feira foram projectados, na nossa escola alguns filmes sobre: “Os Efeitos das Alterações Climáticas no Nosso Planeta”.
Esta actividade, destinada essencialmente aos alunos do 1º Ciclo do Ensino Básico, inseriu-se no programa da Semana do Ambiente que decorreu na nossa escola de 4 a 8 de Junho.
Com esta actividade pretendeu-se sensibilizar os alunos para um problema global que afecta todo o nosso Planeta, do qual todos nós somos responsáveis, pelo que todos nós temos um papel a cumprir para minimizar os efeitos das Alterações Climáticas.
Os alunos mostraram muito interesse e curiosidade pelas imagens que visualizaram.

Jéssica Carina e Jorge Miguel

3º Ano

Exposição de Trabalhos alusivos ao Dia Mundial do Ambiente

Na Segunda-feira, dia 4 de Junho foi montada, na Biblioteca da nossa escola, uma exposição de trabalhos alusivos ao Dia Mundial do Ambiente.
Os trabalhos expostos eram relativos aos concursos de desenho, texto e cartaz realizados na nossa escola para assinalar o Dia Mundial do Ambiente.
Os desenhos a concurso eram dos alunos do Pré-escolar, 1º e 2º Anos de Escolaridade.
Os textos foram elaborados pelos alunos do 3º e 4º Anos de Escolaridade e eram relativos ao tema: “As Alterações Climáticas”, tema do ano do Projecto Eco Escolas.
Os cartazes expostos resultaram de um trabalho de turma, sobre o tema: “O Ambiente” e foram construídos maioritariamente com materiais reutilizados.
A exposição de trabalhos estará exposta ao público até ao próximo dia 15 de Junho.

Laura, Luís Henrique, Daniela Filipa e Pedro Neto
3º Ano

Dramatização: Ecoponto

No Dia 5 de Junho – Dia Mundial do Ambiente as Senhoras Educadoras da nossa escola apresentaram – nos, um teatrinho de fantoches chamado: O Ecoponto.
Este teatrinho pretendia chamar a nossa atenção para a importância de separarmos o lixo e de o colocarmos correctamente nos contentores do Ecoponto, pois se não o fizermos estamos a dificultar todo o processo de reciclagem dos materiais.
Nós gostámos muito de assistir a este teatrinho de fantoches porque foi engraçado e porque ficámos a perceber melhor o processo de reciclagem, que não começa e acaba na fábrica mas sim nas nossas casas, com a nossa separação e colocação correcta nos contentores do Ecoponto.

Kevin Daniel e Roberto – 3º Ano

Dia da Comunidade Escolar Sem Carros

No Dia 5 de Junho de 2007 – Dia Mundial do Ambiente realizou-se na nossa escola a iniciativa: Dia da Comunidade Escolar Sem Carros.
A Rua, junto à nossa escola, esteve fechada ao trânsito automóvel entre as 8 horas e as 9 horas da manhã e as 17 horas e as 19 horas da tarde.
Neste dia todos os alunos, professores e auxiliares deslocaram-se a pé para a escola.
Esta iniciativa pretendia sensibilizar toda a Comunidade Escolar para a redução da utilização de veículos motorizados.
Esta iniciativa também decorreu nos Centros Educativos da Apresentação de Maria em Gaula e na EB1 /PE das Figueirinhas Caniço.

Joana, Xavier, Diana e João Tiago - 3º Ano

Dia 5 de Junho – Dia Mundial do Ambiente

Actividades Lúdicas

No dia 5 de Junho de 2007 assinalámos, na nossa escola o Dia Mundial do Ambiente.
Neste dia à tarde, os alunos do 3º Ano programaram algumas actividades lúdicas para realizarem com os alunos da escola.
Como estava a chover as actividades, inicialmente programadas para o pátio, tiveram de realizar-se nas várias salas de aula.
As actividades programadas para os alunos do Pré – Escolar, 1º e 2º Anos de Escolaridade foram: o Jogo do Ecoponto e o Jogo do Planeta Saudável / Planeta Doente.
Os alunos do 4º Ano de Escolaridade realizaram 3 Jogos: O Jogo do Planeta Saudável / Planeta Doente, o Jogo das Alterações Climáticas e o Jogo Eco – Repórter 2007.
Foi uma tarde diferente, divertida e ecológica!


João Diogo, Bernardo, Pedro Camilo,
Tiago João e Maria Daniela
3º Ano


Acção de Sensibilização: As Alterações Climáticas

Na Sexta-feira, dia 25 de Maio, realizou-se na nossa escola uma Acção de Sensibilização sobre as Alterações Climáticas, destinada aos alunos do 3º e 4º anos de escolaridade.
Esta Acção de Sensibilização foi promovida pela Dr.ª Cristina e pela Dr.ª Filipa Freitas da Direcção Regional do Ambiente e Recursos Naturais da Madeira.
A Acção começou com alguns esclarecimentos sobre o tema: Alterações Climáticas, continuando a apresentação, com a exploração de outros assuntos directamente relacionados a esta temática, como a Camada de Ozono, o Efeito de Estufa e as Chuvas Ácidas.
Os alunos tiveram a oportunidade de visualizar quais são os principais poluentes responsáveis pela alteração do clima e algumas consequências das Alterações Climáticas, no nosso Planeta e na nossa Saúde.
No final da Acção foram apresentadas algumas medidas para combatermos as Alterações Climáticas.
Após a Acção de Sensibilização os alunos preencheram um inquérito sobre o tema abordado e receberam um caderno com diversas actividades para realizarem na sala de aula.
Agradecemos a vinda da Dr.ª Filipa e da Dr.ª Cristina, da Direcção Regional do Ambiente e Recursos Naturais da Madeira, à nossa escola prestar-nos esclarecimentos sobre as Alterações Climáticas - Tema do Ano do Programa Eco - Escolas.

A Coordenadora do Projecto Eco – Escolas
Prof. Ana Freitas