segunda-feira, 7 de julho de 2008

Candidatura ao Galardão Eco Escolas 2008

A nossa escola candidatou-se, pela sétima vez consecutiva, ao Galardão Eco – Escolas 2008.
A Coordenadora do Programa Eco – Escolas enviou, no passado dia 30 de Junho, o Dossier de Candidatura da nossa escola a este Galardão.
A atribuição do Galarão Bandeira Verde 2008, às escolas que se distinguirem na implementação do programa Eco – Escola, será divulgada no próximo mês de Agosto.

Concurso Nacional Eco – Código 2008



A nossa escola participou, pela sétima vez consecutiva, no Concurso Nacional Eco – Código 2008.
Este concurso pretende incentivar a participação e estimular a criatividade das crianças envolvidas no Programa Eco – Escolas.
O Eco – Código corresponde a um dos elementos do Programa Eco – Escolas: o sétimo passo da metodologia proposta, no qual os Eco – Estudantes deverão conseguir identificar um conjunto de atitudes e comportamentos conducentes à melhoria do Ambiente na escola, em casa e na Região.

Visita às Grutas de São Vicente

Na quinta-feira dia 19 de Junho os alunos do 3º e 4º Anos de Escolaridade da nossa escola realizaram uma Visita às Grutas de São Vicente.
A Visita às Grutas realizou - se no período da manhã e no período da tarde os alunos, visitaram a exposição de trabalhos realizados no âmbito da actividades da Saúde Oral e participaram num espectáculo integrado no Programa de Actividades da Semana Sorridente.

Final Regional do PensaRápido 2008



Nove alunos do 3º e 4º Anos de Escolaridade da nossa escola participaram na final Regional do PensaRápido 2008, que realizou-se no passado dia 18 de Junho, entre as 9 horas e as 17 horas no Dolce Vita Shopping – Funchal.
O Projecto PensaRápido é um projecto da Direcção Regional de Educação, desenvolvido pela Direcção de Serviços de Tecnologias Educativas e teve início na RAM em 2005. Traduz-se num jogo interactivo, onde os alunos do 3º e 4º Anos de Escolaridade testam os seus conhecimentos, respondendo a questões relacionadas com os conteúdos programáticos leccionados nas várias Áreas Curriculares Disciplinares.
Este projecto envolveu, ao longo do ano lectivo, cerca de 1300 alunos das escolas do 1º Ciclo do Ensino Básico da Região, sendo apurados mensalmente os três melhores alunos de cada sala.
O jogo estava dividido em quatro salas virtuais: Português, Matemática, Estudo do Meio e Geral.
Foram apurados para a Final Regional 84 alunos das escolas: EB1/PE do Galeão – Funchal, EB1/PE Da Cruz de Carvalho – Funchal, EB1/PE de S. Martinho – Funchal, EB1/PE da Carreira – Funchal, EB1/PE da marinheira – Câmara de Lobos, EB1/PE das Figueirinhas – Caniço e EB1/PE Dr. Clemente Tavares – Gaula.
A nossa escola obteve o 2º, 3º, 4º e 10º lugar nesta competição.
Parabéns a todos os alunos que participaram nesta actividade!

Actividades Multidesportivas

Um grupo de 8 alunos do 4º Ano de Escolaridade participou, no passado dia 12 de Junho, nas actividades Multidesportivas organizado pelo Gabinete Coordenador do Desporto Escolar.
Estas actividades decorreram na Quinta do Santo da Serra e contou com a participação de alunos das várias escolas a Região.
Esta iniciativa proporcionou a todos os participantes verdadeiros momentos de aventura, emoção e adrenalina.

Provas de Aferição 2008

Nos dias 16 e 20 de Maio, realizaram – se as Provas de Aferição 2008, destinadas a todos os alunos que frequentam o 4º Ano de Escolaridade.
Estes dias tiveram um significado especial para os alunos do 4º Ano que testaram os seus conhecimentos nas Áreas da Língua Portuguesa e de Matemática.
Os dias que antecederam as Provas colocaram os nossos alunos com “os nervos à flor da pele”. Apesar de todo o nervosismo e ansiedade demonstrados as Provas de Aferição correram bem.
Parabéns pelo empenho e esforço demonstrados por todos os alunos!

Dia Mundial da Criança

Na sexta-feira, dia 30 de Maio, assinalámos na nossa escola o Dia Mundial da Criança.
Neste dia fizemos um passeio à Fonte do Bispo.
Saímos cedo da nossa escola e rumámos até à Ribeira Brava onde parámos para lanchar.
Após lancharmos seguimos viagem. Subimos a Serra de Água, passámos pelo Paul da Serra e finalmente chegámos à Fonte do Bispo – local destinado para almoçarmos num ambiente de verdadeiro convívio e diversão.
Por volta das 15 horas regressámos ao autocarro rumo à ponta do Sol onde parámos para lanchar e comer um gelado.
Foi um dia diferente, divertido e inesquecível para todos!

Menção Honrosa no Concurso: Funchal 500 Anos


Um grupo de alunos do 4º Ano de Escolaridade obteve uma Menção Honrosa no Concurso: Funchal 500 Anos, realizado no âmbito das Comemorações do V Centenário da Elevação do Funchal a Cidade.
Os alunos: Pedro Camilo, Jorge Miguel, Pedro Silva, Daniela Filipa e Jéssica Carina elaboraram um Acróstico sobre a Cidade do Funchal tendo o mesmo sido premiado com uma Menção Honrosa.
A Cerimónia de Entrega de Prémios decorreu no passado dia 19 de Maio no Teatro Municipal Baltazar Dias, no Funchal e contou com a presença do Júri do Concurso, dos responsáveis por esta iniciativa, do Senhor Director Regional de Educação e do Senhor Presidente da Câmara Municipal do Funchal.