sábado, 31 de janeiro de 2009

Visita de Estudo à Estação de Tratamento de Resíduos Sólidos Urbanos da Fundoa - 1º Ano

No dia 27 de Janeiro nós, alunos do 1º Ano de Escolaridade da EB1/PE Dr. Clemente Tavares – Gaula, realizámos uma visita de estudo à Estação de Transferência de Resíduos Sólidos e Urbanos da Fundoa – Funchal.
Antes de iniciarmos a visita à Estação de Transferência de Resíduos, o Senhor Pedro da Câmara Municipal do Funchal levou-nos até uma sala onde pudemos visualizar algumas imagens de resíduos produzidos diariamente por todos nós.
Enquanto eram projectadas as imagens de resíduos nós dialogávamos sobre o encaminhamento ecológico a dar aos mesmos.
No final da Acção participámos num jogo no qual teríamos de depositar correctamente nos vários contentores do Ecoponto, alguns resíduos.
Depois realizámos uma visita às várias secções da Estação de Transferência, começámos pela secção do enfardamento do papel e cartão depois passámos por uma zona onde os restos de troncos, ramos e relva são transformados em fertilizante para os jardins.
De seguida passámos pela zona de recolha de ferro velho e electrodomésticos e depois fomos até à zona de recepção de plástico.
No percurso de saída passámos pela zona onde os carros e os camiões são pesados pois só assim a Estação pode saber a quantidade de resíduos recolhida.
Antes de terminarmos a visita fomos até à zona onde é feita a recepção do vidro. Nesta zona pudemos ver que as pessoas ainda têm comportamentos que precisam ser alterados/melhorados pois aquando da colocação do vidro no Vidrão colocam os sacos de plástico que utilizaram para o transporte.
Nós gostámos muito de realizar esta Visita de Estudo à Estação de Transferência de Resíduos Sólidos e Urbanos da Fundoa – Funchal.


Sem comentários: