domingo, 14 de junho de 2009

Construção de uma história sobre o Ambiente - 3º Ano B

Os Amigos do Ambiente

Era uma vez uma menina que gostava muito de cuidar do ambiente. de vez em quando, organizava passeios a pé, pelas levadas, pelo campo e também pelas serras da Madeira. Para fazer estes passeios pedestres, ela convidava os seus amigos, mas sempre aparecia alguma cara nova. Durante os passeios divertiam-se muito e cuidavam do Ambiente.


A menina organizou uma caminhada pela Levada dos Tornos. Arrumaram todo o material necessário e partiram de manhã, bem cedinho. Iam em fila indiana para se sentirem em segurança. Além dos bolinhos, dos sumos, dos salgadinhos, das cordas, da bola, também levavam sacos para o lixo, sachos, foicinhas e pás. Cantarolavam com alegria e sempre que viam folhas secas, sacos de plástico que corriam na levada, recolhiam e colocavam nos sacos próprios para o lixo.

Aproximava-se a hora do lanche e resolveram procurar um sítio calmo. Saborearam a comida, partilharam guloseimas à sombra de um grande castanheiro. Quando já estavam de barriga cheia e começavam a preparar-se para as brincadeiras, repararam que havia alguma coisa a fazer. O castanheiro estava mal cuidado. Em grupo, cortaram os silvados, limparam as folhas e os galhos estragados. Recolheram algumas garrafas partidas que por ali se encontravam e uns garrafões em plástico que lá estavam abandonados.

Tudo ficou limpinho. Brincaram a valer naquele campo verdinho. O passeio pela levada estava quase a chegar ao fim, mas este grupo de meninos, ia muito contente porque se tinha divertido e tinha a certeza que as pessoas que no dia seguinte fossem passear à Levada dos Tornos, iriam encontrar um sítio confortável e limpo para merendarem.Terminaram o passeio num ecoponto. Deitaram os lixos encontrados e combinaram continuar a defender o ambiente e a organizar outros passeios a pé, pela ilha da Madeira.

Construção de uma história sobre o Ambiente - 3º Ano A

Os amigos do Ambiente

Era uma vez uma menina, de cabelo loiro e muito baixinha, que se chamava Flora e vivia numa aldeia perto da floresta.
Certo dia a Flora estava a comer guloseimas e atirou o saco para o chão. De repente apareceu uma folha muito verdinha, cheia de nervuras e recortes, mas muito atenta. Ela estava triste e quase a chorar, disse:
- Não deves atirar o lixo para o chão!
- Porquê? – perguntou a Flora.
- Porque o lixo destrói o ambiente.

A folha conversou muito tempo com a Flora sobre a preservação do Ambiente.
A Flora ficou a saber que não deve atirar o lixo para o chão, que deve reduzir, reutilizar e reciclar o lixo, para a sobrevivência dos seres vivos.
A partir desse dia a Flora tornou-se amiga do Ambiente.



Na escola contou o que tinha aprendido com aquela folha e fez um jogo com os seus colegas. Colocou diverso tipo de lixo para eles fazerem a respectiva separação e ia dizendo as recomendações necessárias:
- Cuidado, o papel e o cartão são para o contentor azul, o papelão.
- Não te esqueças, o plástico e as latas são para o contentor amarelo, o embalão.
- Lembra-te que, as garrafas, os frascos e os boiões vão para o contentor verde, o vidrão.
- As pilhas devem ser colocadas no pilhão, aquele
contentor mais pequeno e vermelho.

Os colegas da Flora gostaram do jogo e aprenderam muitas coisas sobre o Ambiente. Eles prometeram fazer a reciclagem do lixo em suas casas.
A Flora convidou os seus colegas para irem à floresta conhecer a folha. A folha ficou muito feliz por saber que havia muitas crianças que protegiam o Ambiente.


Se queres viver saudavelmente
Protege o Ambiente.

Construção de uma história sobre o Ambiente - 1º Ano

A Menina Carolina ajuda o Ambiente

Era uma vez uma menina que se chamava Carolina e vivia numa rua muito suja.
A menina Carolina não gostava da sua rua porque havia muito lixo no chão, os ratos corriam no passeio e os cães espalhavam o lixo.
Um dia a menina resolveu colher o lixo e colocá-lo nos contentores. Os outros meninos ajudaram-na e assim a rua ficou mais limpa.
Os adultos seguiram o exemplo dos mais pequenos e resolveram plantar árvores e flores.
Os meninos ensinaram os adultos a separar o lixo e a colocá-lo correctamente nos contentores do Ecoponto.
As árvores cresceram, as plantas também e a rua ficou mais limpa.
A rua da menina Carolina tornou-se a mais bonita da cidade e todas as pessoas sentiram-se mais felizes.


sábado, 13 de junho de 2009

Actividades Lúdicas - Jogo "Caça ao Lixo"

Na sexta-Feira dia 5 de Junho decorreram na nossa escola actividades lúdicas alusivas à recolha de lixo, selecção e colocação nos contentores do Ecoponto, destinadas aos alunos do 1º Ciclo do Ensino Básico.
Os alunos, organizados em equipas, procuraram pelo recinto escolar lixo que posteriormente seleccionaram e colocaram correctamente nos vários contentores do Ecoponto.
Esta actividade esteve inserida no programa de actividades dinamizadas pela nossa escola para comemorar a Semana do Ambiente.
Porque a brincar também se aprende esta actividade para além de promover o espírito de equipa, sensibilizou os alunos para a recolha, selecção e colocação de resíduos nos contentores do Ecoponto.



Recolha de Lixo no espaço circundante à escola

Na Sexta-feira dia 5 de Junho, saímos da nossa escola para recolher o lixo existente no exterior da escola, nomeadamente no Parque de Estacionamento e na rua que dá acesso à escola.
Pela quantidade de lixo recolhida podemos concluir que muitas são as pessoas que atiram pelas janelas dos seus automóveis lixo ou que simplesmente abandonam o lixo pela Natureza.
Esta actividade teve como principal objectivo: sensibilizar os nossos alunos para a grande problemática do abandono do lixo pela Natureza o que para além de poluir o Meio Ambiente coloca em perigo a vida de todos nós.

terça-feira, 9 de junho de 2009

Acção de Sensibilização promovida pelo Parque Natural da Madeira sobre a Freira da Madeira

Na quinta-feira dia 4 de Junho veio à nossa escola a Dra. Isabel Freitas do Parque Natural da Madeira promover uma Acção de sensibilização sobre: "A Freira da Madeira".
A Dra Isabel deu-nos a conhecer esta espécie de ave, endémica da Ilha da Madeira, outrora dada como extinta e que actualmente graças aos trabalhos realizados pelos Serviços do Parque Natural da Madeira, existem entre 70 a 90 casais.
A Freira da Madeira vive grande parte da sua vida no mar, procurando a terra nomeadamente as zonas situadas a uma altitude superior a 1600m para escavar o seu ninho e para pôr o seu ovo.
A Dra Isabel deu-nos a conhecer as ameaças desta espécie, ratos e gatos selvagens que destroem os ninhos e comem os ovos, o que colocou em risco a sobrevivência desta espécie.
No final da acção a Dra. Isabel pediu a nossa ajuda na defesa desta espécie pedindo que durante os nossos passeios à serra não abandonemos o lixo, nem os animais como gatos que constituirão uma ameaça para a Freira da Madeira
.

Visualização do DVD - Nas Asas da Freira do Bugio


Na quarta-feira vimos um DVD intitulado "Nas Asas da Freira do Bugio" relizado pelo Parque Natural no âmbito do Projecto de preservação desta espécie chamado: "SOS Freira do Bugio".

Este DVD dá a conhecer a Freira do Bugio, uma ave marinha que passa muito tempo no mar procurando um pequeno planalto existente no Bugio para escavar o seu ninho e colocar o seu único ovo.

Com a visualização deste DVD ficámos a conhecer também quais são as ameaças para esta espécie e todo o trabalho realizado por técnicos do Parque Natural da Madeira para retirar do Bugio os ratos e as cabras, bem como todo o trabalho desenvolvido para proteger esta espécie em vias de extinção.

Campanha de Sensibilização à Recolha de Rolhas de Cortiça

Na terça-feira dia 2 de Junho saímos da nossa escola para fazermos uma visita aos bares circundantes à escola, no sentido de promovermos uma Campanha de Sensibilização à Recolha de Rolhas de Cortiça.
Levámos um garrafões de água vazios, para colocarmos nos bares a servirem de "depósito" à recolha de rolhas de cortiça.
Aproveitámos a visita para divulgarmos as Campanhas de Recolha de Resíduos que realizamos na nossa escola nomeadamente: tampas plásticas, tinteiros, toners e pilhas e para constactarmos se os bares promovem a selecção dos resíduos que produzem.
As pessoas receberam-nos bem nos seus estabelecimentos e aderiram à iniciativa permitindo a colocação de recipientes para a recolha de rolhas.
Esta actividade estava inserida nas comemorações da Semana do Ambiente que decorreram na nossa escola de 2 a 5 de Junho.



Visita à Exposição Móvel do Parque Natural da Madeira " A Freira da Madeira"

Na terça-feira dia 2 de Junho, visitámos a Exposição Móvel do Parque Natural da Madeira sobre "A Freira da Madeira".

Esta exposição esteve na nossa escola de 29 de Maio a 4 de Junho no âmbito das comemorações da Semana do Ambiente que decorreu na nossa escola entre 2 e 5 de Junho.

A visita à Exposição Móvel permitiu-nos ficar a conhecer a Freira da Madeira, uma ave marinha que procura as zonas mais altas da Madeira para fazer o ninho e pôr o seu ovo e o trabalho realizado pelo Parque Natural da Madeira para proteger esta espécie ameaçada de extinção.

Ficámos igualmente a saber as zonas da Madeira onde esta ave faz o seu ninho bem como as espécies de plantas que vivem nesses locais.