domingo, 14 de junho de 2009

Construção de uma história sobre o Ambiente - 3º Ano B

Os Amigos do Ambiente

Era uma vez uma menina que gostava muito de cuidar do ambiente. de vez em quando, organizava passeios a pé, pelas levadas, pelo campo e também pelas serras da Madeira. Para fazer estes passeios pedestres, ela convidava os seus amigos, mas sempre aparecia alguma cara nova. Durante os passeios divertiam-se muito e cuidavam do Ambiente.


A menina organizou uma caminhada pela Levada dos Tornos. Arrumaram todo o material necessário e partiram de manhã, bem cedinho. Iam em fila indiana para se sentirem em segurança. Além dos bolinhos, dos sumos, dos salgadinhos, das cordas, da bola, também levavam sacos para o lixo, sachos, foicinhas e pás. Cantarolavam com alegria e sempre que viam folhas secas, sacos de plástico que corriam na levada, recolhiam e colocavam nos sacos próprios para o lixo.

Aproximava-se a hora do lanche e resolveram procurar um sítio calmo. Saborearam a comida, partilharam guloseimas à sombra de um grande castanheiro. Quando já estavam de barriga cheia e começavam a preparar-se para as brincadeiras, repararam que havia alguma coisa a fazer. O castanheiro estava mal cuidado. Em grupo, cortaram os silvados, limparam as folhas e os galhos estragados. Recolheram algumas garrafas partidas que por ali se encontravam e uns garrafões em plástico que lá estavam abandonados.

Tudo ficou limpinho. Brincaram a valer naquele campo verdinho. O passeio pela levada estava quase a chegar ao fim, mas este grupo de meninos, ia muito contente porque se tinha divertido e tinha a certeza que as pessoas que no dia seguinte fossem passear à Levada dos Tornos, iriam encontrar um sítio confortável e limpo para merendarem.Terminaram o passeio num ecoponto. Deitaram os lixos encontrados e combinaram continuar a defender o ambiente e a organizar outros passeios a pé, pela ilha da Madeira.

Sem comentários: