segunda-feira, 20 de julho de 2009

Bolsa de Objectos de Aprendizagem da Região Autónoma da Madeira

Realizou-se no dia 8 de Junho de 2009, nas instalações da Direcção Regional da Educação da Madeira, a apresentação pública da iniciativa Bolsa de Objectos de Aprendizagem para a Região Autónoma da Madeira (BOA@RAM), estando presentes os promotores do projecto, assim como os Coordenadores TIC das escolas da Madeira.
O BOA@RAM é uma iniciativa promovida pela DRE (Direcção Regional de Educação da Madeira) e pelo INESC-ID (laboratório de investigação do IST) que reconhecendo a importância da cooperação institucional, decidiram estabelecer relações de cooperação nos domínios da investigação científica na produção de conteúdos digitais para o ensino, nomeadamente, através da criação e dinamização de uma plataforma Web, com conteúdos multimédia de suporte aos processos de ensino-aprendizagem, no âmbito dos principais actores do sistema de educação da Região Autónoma da Madeira (RAM), assim como, investigar e validar a aplicação dessa plataforma em cenários de utilização reais.
No contexto desta iniciativa pretende-se que as escolas e os professores, aos vários níveis de ensino, tenham acesso e participem na construção de um repositório de objectos de aprendizagem (OA), com um conjunto significativo de informação associada, a qual possa ser partilhada e reutilizada. Como consequência da construção deste repositório de OA, os seus utilizadores (em particular os professores, educadores e outros técnicos) poderão pesquisar e seleccionar os OA mais adequados, de forma a serem utilizados no contexto de sala de aula ou como complemento e melhorar o seu desempenho na actividade docente.
A plataforma BOA (Bolsa de Objectos de Aprendizagem) tem sido concebida e desenvolvida ao longo dos últimos anos no contexto do Grupo de Sistemas de Informação do INESC-ID e tendo como resultados científicos vários artigos publicados em conferências e revistas da área, assim como vários casos de aplicação, do qual o BOA@RAM é o mais recente. A sua principal inovação centra-se na integração de um sistema de créditos dinâmico, em que o valor dos objectos varia de acordo com a sua popularidade e número de compras, mas também pelos diferentes mecanismos de configuração que tornam esta plataforma adaptada a diferentes requisitos de funcionamento.
A iniciativa BOA@RAM vai ser conduzida ao longo do próximo ano lectivo, 2009/2010, em todas as escolas e envolvendo os professores da RAM, sendo expectável reunir centenas de professores activos produtores e consumidores de milhares de objectos de aprendizagem partilhados segundo licença da Creative Commons. Os objectivos principais desta iniciativa são: dotar as escolas e os docentes da RAM de um repositório de objectos de aprendizagem centralizado; promover a criação de uma comunidade de prática em torno do tema da educação; promover a criação objectos de aprendizagem de qualidade; promover a partilha e reutilização de objectos de aprendizagem entre todos os utilizadores; e ainda promover a disseminação e partilha de boas práticas educativas.
Mais informações em http://www.boa-ram.net

1 comentário:

Cónego João J.G. Andrade disse...

Tudo o que sejam novas tecnologias eu, como dizem os brasileiros, "tou nessa". Acho que a RAM tem sido pioneira nesse sentido e espero que assim continue. Pessoalmente já não me vejo a trabalhar sem plataformas como por exemplo o Moodle ou o Place 21 ou, por exemplo, o quadro interactivo.

PS: Parabéns pelo blogue!|