sábado, 15 de março de 2008

O Dia Mundial da Árvore e da Floresta

O Dia Mundial da Árvore é festejado no dia 21 de Março um pouco por todo o Mundo.
Na minha escola costumamos fazer muitas actividades relacionadas com a árvore e costumamos plantar árvores, para assinalar este dia.
Este ano, isso não será possível porque o Dia Mundial da Árvore acontece nas Férias da Páscoa, mas a nossa professora disse-nos que iremos ao CICNA – Núcleo dos Dragoeiros, participar numa iniciativa do Parque Natural da Madeira para assinalar este dia.
Todas as turmas da nossa escola estão a preparar trabalhos para levarmos para o CICNA e em troca receberemos alguns prémios.
Esta será uma maneira diferente de assinalarmos este dia.

segunda-feira, 10 de março de 2008

Concurso MINImat e MINIbio 2008

Os alunos do 3º e 4º Anos de Escolaridade da nossa escola participaram nos Concursos MINImat 2008, destinados aos alunos do 3º e 4º Anos de Escolaridade e MINIbio destinado aos alunos do 4º Ano de Escolaridade.
A Final Concelhia destas Competições decorreu no dia 4 de Março, na EB1/PE da Nazaré – Funchal e contou com a presença de alunos de 8 escolas do 1º Ciclo do Ensino Básico do Concelho de Santa Cruz.
A nossa escola foi representada por 20 alunos, 6 alunos do 3º Ano de Escolaridade e 14 alunos do 4º Ano de Escolaridade.
Os alunos Joana Cristina e Pedro Neto do 4º Ano classificaram-se em 1º Lugar no Concurso MINImat pelo que estão apurados para a Final Regional que irá decorrer no próximo dia 8 de Abril na EB1/PE de Boliqueime - Funchal. Esta mesma equipa obteve o 3º lugar no Concurso MINIbio, pelo que ficou igualmente apurada para a Final Regional.
Parabéns a todos os alunos que participaram nesta Competição e que tão brilhantemente representaram a nossa escola.

A Páscoa

A Páscoa é uma festa muito importante. (Angelique)

Na Páscoa comemos ovos de chocolate e amêndoas de todas as cores. (Kátia)

Na semana santa jogamos ao jogo do balamente. (Leandro)

A minha avó coze tremoços. (Mário)

Jogamos ao pião na altura da Páscoa. (Tiago)

Vamos à missa porque Jesus ressuscitou. (Mariana)

No domingo de Páscoa as famílias juntam-se. (Lucas)

Na minha casa, a minha mãe faz ao almoço cabrito assado. (Filipe)

Gosto da festa da Páscoa porque tenho férias. (Olena)


Frases elaboradas por alguns alunos do 2º B

A Páscoa na minha escola

Na minha escola, festejamos a Páscoa com grande entusiasmo. Fazemos trabalhos com pinturas e colagens para decorarmos a escola. Cada menino constrói um cesto com material reciclado, para colocar amêndoas e ovinhos que a senhora Directora compra para nos oferecer. No ano passado fizemos uma gincana que foi dirigida pelo professor António.
Também na aula de música cantámos a canção “Coelhinho da Páscoa”.
Gostamos muito da Páscoa.

Texto elaborado pelos alunos do 2º ano B

sábado, 8 de março de 2008

Coelhinho da Páscoa - Quadras elaboradas pelos alunos do 2º Ano turma A

Coelhinho da Páscoa
És bonzinho para mim
Traz ovos e bombons
Coisinhas assim.
Daniela

Coelhinho da Páscoa
Trazes fantasia
Ovos enfeitados
De amor e alegria.
Diogo

Coelhinho da Páscoa
Vem me visitar
Traz um ovo gigante
Para eu deliciar.
Carolina
Coelhinho da Páscoa
Esconde os ovinhos
Os meninos procuram
Lá nos lindos ninhos
Henrique

Coelhinho da Páscoa
Não te esqueças de mim
Traz-me muitos ovos
Deixa no meu jardim.
Ema

Coelhinho da Páscoa
Traz-me um ovinho
Pois todos os anos
Agradeço-te com carinho
Catarina

O desfile de Carnaval

No dia 1 de Fevereiro de 2008, fizemos um desfile de Carnaval na minha escola.
Eu vim disfarçada de Chinesa e trouxe também um chapéu de chinesa que a minha mãe comprou e um leque oferecido por uma amiga da minha mãe. Acho que o meu disfarce era muito bonito!
Depois de estarmos durante algum tempo na escola brincando e tirando fotografias, fomos lanchar e logo de seguida deu-se início ao desfile.
Todas as turmas se organizaram e ao som de música de Carnaval, desfilámos pelos arredores da escola. Passámos pelo Cemitério, pela Padaria, pela Igreja e também perto da Serragem.
Estavam muitas pessoas a assistir ao desfile, principalmente os familiares das crianças, que puderam ver muitos fatos diferentes, muita alegria e muita cor.
Este dia foi como sempre, muito especial!

Maria Isabel 3º ano

O desfile de máscaras

No dia 31 de Janeiro de 2008 houve um desfile de máscaras, feitas por nós e com a ajuda dos nossos pais, a partir de materiais de desgaste.
A minha máscara foi feita com cartão e com pinturas e ficou com a forma de uma múmia. Os meus colegas também levaram máscaras muito giras. A do Michael, por exemplo, foi feita com lãs, papéis de bombons, cartão e algodão. Enfim, todos fizeram as suas máscaras com muita imaginação e usando materiais variados.
Os elementos do júri eram muito simpáticos e foram muito justos porque a decisão não era nada fácil!
A máscara vencedora da turma do 3º ano foi a da minha colega Carolina. Eu acho que a decisão foi justa pois ela usou muito material e construiu uma máscara muito original.
Gostei muito do desfile e acho que todos mereciam ganhar porque todos se empenharam muito.

Luís Carlos 3º ano

O Circo

No dia 4 de Janeiro de 2008, todas as turmas da nossa escola foram ao Circo Claudius- Circus. Este circo estava instalado no Parque de Diversões do Porto Novo, em Gaula.
O espectáculo começou com a actuação dos tigres de Bengala e o seu domador. Seguidamente, pudemos assistir a vários exercícios de malabarismo. Depois do malabarista, rimos muito com o número do Palhaço Maestro.
Neste espectáculo apareceram muitos animais: póneis, uma lama, um camelo, dois burros e um hipopótamo gigante. Ficámos todos maravilhados por ver estes animais de perto.
Para finalizar, apareceram dois palhaços que fizeram coisas muito engraçadas.
Nós divertimo-nos muito no Circo e gostaríamos de voltar para o ano.

Turma do 3º ano