terça-feira, 28 de dezembro de 2010

Concurso: Sim, este ano o Natal é amarelo


Até 21 de Janeiro está a decorrer a votação online  da Árvore de Natal da nossa escola, clica na imagem, entra no site e regista-te para votares na nossa árvore...

Festa de Natal da nossa escola



        Na sexta-feira dia 17 de Dezembro, pelas 10h30m horas, realizou-se na nossa escola a Festa de Natal.
        A Festa de Natal foi dinamizada pelos alunos de todas as turmas da escola que apresentaram uma diversidade de números alusivos à Quadra de Natal.
       No decorrer da Festa realizou-se a entrega de Certificados e prémios aos vencedores do Concurso de Bolas de Natal promovido pela escola.
       O Pai Natal também marcou presença na festa e para alegria dos mais pequenos trouxe-lhes presentes.

O escritor madeirense Nuno Morna visitou a nossa escola



      Na sexta – feira dia 10 de Dezembro de 2010, pelas 11h, o apresentador de televisão, actor e escritor madeirense Nuno Morna visitou a nossa escola.
      O escritor Nuno Morna veio à nossa escola apresentar as obras de literatura infantil: “O Anjo Tobias” e “Uma Escadinha para o Menino Jesus” da autoria de sua mãe Maria Aurora Carvalho Homem.
      A actividade decorreu em duas sessões, uma destinada aos alunos do 1º e 2º Anos de escolaridade e outra destinada aos alunos do 3º e 4º Anos de Escolaridade.
      No final da actividade o escritor dialogou com os alunos e falou da importância de continuarmos a preservar as tradições madeirenses da quadra do Natal e que foi com esse objectivo que a sua mãe escreveu estas histórias para crianças.

Participação da nossa escola no Concurso Nacional: “Sim, este ano o Natal é amarelo”












         A nossa escola participou no Concurso Nacional: “Sim, este ano o Natal é amarelo” promovido pelo Programa Nacional Eco – Escolas em parceria com a Tetra Pak.
        Às escolas participantes foi lançado o desafio de construírem uma Árvore de Natal, com a dimensão máxima de 2,5m de altura, com recurso à reutilização de embalagens Tetra Pak.
       A Árvore da nossa escola foi construída pelos alunos do 3º e 4º Anos de Escolaridade e contou com a participação dos alunos, professores, auxiliares e encarregados de educação que colaboraram na recolha de embalagens Tetra Pak.




Participação da nossa escola no Concurso: “ Presépio de Natal 2010” promovido pelo Madeira Magic



       A turma do 3.º Ano de Escolaridade da nossa escola participou no concurso: “Presépio de Natal 2010” promovido pelo Madeira Magic.
       O concurso consistiu na construção de um presépio com recurso à reutilização de materiais.
       O nosso presépio foi construído com recurso à reutilização de materiais como: Cascas de nozes, cascas de amendoins, um garrafão de plástico, garrafas de plástico, cápsulas de café, rolhas de cortiça …

Visita dos Idosos do Centro de Dia da Freguesia da Ilha – Santana à nossa escola

 
      Na quinta-feira, dia 9 de Dezembro de 2010, os idosos do Centro de Dia da Freguesia da Ilha – Santana visitaram a nossa escola e passaram o dia connosco.
      Durante a visita, os idosos apresentaram-nos um teatro de fantoches, uma dança e falaram-nos sobre o Natal da sua infância.
      Os alunos do 3º Ano prepararam, nas aulas de Informática, um powerpoint sobre o Natal na Madeira para apresentarem aos alunos do 4º Ano e aos idosos do Centro de Dia da Freguesia da Ilha.
      Os alunos do 4º Ano apresentaram o Conto de Maria Aurora: “Uma Escadinha para o Menino Jesus” e para finalizar a visita dos idosos à nossa escola foi projectado o filme: “História do Nascimento de Jesus”.
      Nos gostámos muito de receber os idosos do Centro de Dia da Freguesia da Ilha na nossa escola pela partilha de vivências e experiências.

 

Concurso de Postais de Natal: “ Eco – Postais Natalícios” promovido pela nossa escola




        Para assinalar a quadra natalícia, a nossa escola promoveu um Concurso de Postais Natalícios, dirigido aos Encarregados de Educação.
        Integrado no Projecto de Natal da nossa escola, os postais a concurso deveriam ser construídos com recurso à reutilização de materiais.
       Os postais encontram-se expostos na nossa escola e poderão ser visitados até ao dia 6 de Janeiro.
       A todos os encarregados de educação que aderiram à iniciativa o nosso sincero Obrigado e saudações natalícias!


Cerimónia de Inauguração da Exposição de trabalhos realizados no âmbito da iniciativa do ParqueNatural da Madeira


“Uma Mensagem de Natal para a Natureza”


        Os alunos do 1.º Ano de Escolaridade da nossa escola participaram na Cerimónia de Inauguração da Exposição de trabalhos realizados no âmbito da iniciativa do Parque Natural da Madeira: “Uma Mensagem de Natal para a Natureza”.
        A Cerimónia decorreu no Caniço Shopping, no dia 7 de Dezembro, pelas 15 horas e contou com a presença de representantes do Parque Natural da Madeira e das escolas participantes na iniciativa.
       Os trabalhos, elementos decorativos para uma árvore de Natal, construídos predominantemente com materiais reutilizados, encontram-se expostos ao público no Caniço Shopping até ao dia 10 de Janeiro.

"Uma mensagem de Natal para a Natureza"

Participação da nossa escola na Actividade de Educação Ambiental do Parque Natural da Madeira




      Todas as turmas da nossa escola participaram na iniciativa do Parque Natural da Madeira: “Uma Mensagem de Natal para a Natureza”.
      O desafio lançado aos alunos do Ensino Pré-Escolar e aos alunos do 1º Ciclo do Ensino Básico da Região consistia na criação de elementos decorativos para uma árvore de Natal. A construção dos elementos decorativos deveria ser feita com recurso à reutilização de materiais.
      Às escolas participantes no desafio foi proposto a elaboração de uma mensagem de esperança para a recuperação e conservação da nossa Natureza, recentemente fustigada pelos desastres naturais que deixaram marcas profundas nas pessoas e um impacto negativo na nossa paisagem.
      Os elementos decorativos construídos pelos alunos serão expostos ao público, no Piso 0 do Caniço Shopping – parceiro da iniciativa, entre os dias 7 e 10 de Janeiro de 2011.
      Participaram nesta iniciativa 12 escolas, com 55 trabalhos, num total de 510 alunos.

A nossa escola conquistou o Galardão Eco – Escolas Bandeira Verde pela nona vez consecutiva




        A nossa escola conquistou o Galardão Eco – Escolas Bandeira Verde pela nona vez consecutiva.
        A todos os que colaboraram com a escola, nas diversas actividades realizadas, o nosso sincero Obrigado!
         Esperamos poder contar com a sua colaboração no presente ano lectivo.

3.º Prémio no Concurso Nacional Poster Eco – Código 2010 atribuído à nossa escola



      A nossa escola conquistou o 3.º Prémio no Concurso Nacional Poster Eco – Código 2010.
      Este concurso é dinamizado anualmente tem como principal objectivo estimular a participação e a criatividade dos alunos envolvidos no Programa Nacional Eco – Escolas.
      O trabalho premiado foi realizado pelos alunos da turma do 2º Ano de Escolaridade.
      A nossa escola recebeu como prémio um certificado e um disco externo.

Cerimónia Oficial do Hastear da Bandeira Verde na nossa escola




       Na Segunda – Feira, dia vinte e nove de Novembro de 2010, decorreu na nossa escola a Cerimónia Oficial do Hastear da Bandeira Verde.
       A Cerimónia teve início às 10h 30m com a afixação, no hall de entrada, dos Certificados: Certificado de participação no Programa Nacional Eco – Escolas e Certificado de conquista do 3º Prémio no Concurso Nacional Eco – Código 2010.
       Seguiu-se a entoação do hino – “Hino à Vida”, cantado por todos os alunos da escola, passando-se posteriormente à projecção das actividades dinamizadas na escola, no âmbito do Projecto Eco – Escolas, ao longo do ano lectivo 2009/2010.
       Após a visualização das imagens das actividades realizadas na escola, os alunos do Clube de Teatro apresentaram a dramatização: “Os Amigos das Desertas” – um trabalho de sensibilização à protecção da Reserva Natural das Desertas e das espécies que nela vivem.
       Concluída a dramatização passou-se à entrega de Certificados e Prémios aos alunos vencedores dos concursos de desenho e quadras, concursos dinamizados pela nossa escola, para assinalar a conquista do Galardão Eco – Escola / Bandeira Verde, pela nona vez consecutiva.
       Para finalizar a Cerimónia o Dr. João Correia - Director Regional do Ambiente e Recursos Naturais e o Senhor Presidente da Câmara Municipal de Santa Cruz – Dr. José Alberto Gonçalves dirigiram-nos palavras de reconhecimento pelo trabalho realizado, na nossa escola, em prol da defesa e conservação do Meio Ambiente.
        Após a Cerimónia houve um lanche convívio.

Vídeo sobre as Actividades dinamizadas no âmbito do Projecto Eco – Escolas,
ao longo do ano lectivo 2009/2010





Clica no Link para saberes quem foram os vencedores do Concurso de desenho e de Quadras

http://issuu.com/vimavi/docs/vencedores_de_desenhos_e__quadras

Zénius - Empresa de Animação Pedagógica veio à nossa escola

Click to play this Smilebox slideshow

        No dia vinte e dois de Novembro, a Empresa de animação pedagógica Zénius veio à nossa escola dinamizar actividades aos nossos alunos.
       As actividades decorreram no interior de um insuflável num ambiente acolhedor e estimulante.
       Foi uma actividade interessante uma vez que proporcionou aos nossos alunos uma experiência única e enriquecedora e contribuiu para a sua formação pessoal e social.

Magusto na nossa escola

Click to play this Smilebox slideshow

       Na quinta – feira dia 11 de Novembro 2010, pelas 15 horas realizou-se no Parque de Estacionamento da nossa escola, o tradicional Magusto.
       Todos os alunos da escola, professores e auxiliares concentraram-se à volta da fogueira e depois, por turmas, foram colocar as castanhas para assar.
       Preparada a fogueira, colocadas as castanhas, todas as turmas entoaram canções alusivas ao Magusto e a São Martinho.
       Uma vez assadas as castanhas, os alunos levaram os seus cartuxos onde colocaram as castanhas para comerem.

Galardão Bandeira: “Escola Modelo no Transito” atribuído à nossa Escola



        No dia 8 de Novembro de 2010, pelas 14h30m, realizou-se no Auditório da Escola Básica do 2º e 3º Ciclo Dr. Horácio Bento de Gouveia – Funchal, a Cerimónia de entrega de Certificados e Bandeira: “Escola Modelo no Transito” pela participação no Projecto PRER – Plano Regional de Prevenção Rodoviária promovido na Região através da Divisão de Projectos Extracurriculares da Direcção Regional de Educação.
        Este galardão é atribuído anualmente às escolas que desenvolvam actividades no âmbito da Prevenção Rodoviária.

Visita de Estudo ao Museu Madeira Story Centre


         Na quinta-feira, dia 04 de Novembro de 2010, os alunos do 3º e 4º Anos de Escolaridade da nossa escola, realizaram uma visita de estudo ao Museu Madeira Story Centre.
        O Museu Madeira Story Centre fica localizado na Cidade do Funchal, perto dos Teleféricos da Madeira e relata a história da ilha da Madeira, desde as origens vulcânicas até à actualidade.
        A visita ao Museu permitiu aos alunos alargarem os seus conhecimentos sobre a nossa história regional e contribuiu para a sua formação pessoal e académica.

Visita de Estudo ao Museu Aquário



      Na quinta-feira, dia 04 de Novembro de 2010, os alunos do 1º e 2º Anos de Escolaridade da nossa escola, realizaram uma visita de estudo ao Museu Aquário Municipal do Funchal.
      O Museu fica localizado na Cidade do Funchal, no Palácio de São Pedro, na Rua da Mouraria e foi fundado pela Câmara Municipal do Funchal em 1929.
      Este museu tem como principal objectivo dar a conhecer a fauna, flora e geologia do Arquipélago da Madeira através de uma exposição permanente de várias espécies da fauna marinha costeira e de um aquário de água salgada.

segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

O Pão -por- Deus na nossa escola


      
        Na sexta – feira dia 29 de Outubro de 2010 festejámos o Pão por Deus na nossa escola.
       Na quinta – feira os alunos trouxeram frutos e outros géneros para o lanche convívio e na sexta-feira pelas 10h 30m decorreu, na cantina da escola, o lanche do Pão por Deus.
      Todas as turmas apresentaram quadras alusivas ao Pão por Deus e cantaram canções alusivas a esta celebração.
      Após o lanche os alunos receberam frutos e outros que colocaram nos seus saquinhos do Pão por Deus para levarem para casa e saborearem com os seus familiares.

Alunos do 3º Ano participaram na Cerimónia de Lançamento do Projecto: “A Sementinha”

Click to play this Smilebox slideshow

       Os alunos do 3º Ano de Escolaridade da nossa escola participaram na Cerimónia de Lançamento do Projecto: “A Sementinha” da autoria do Senhor Anselmo Henriques – proprietário da Exploração Agrícola.
       A Cerimónia de Lançamento do Projecto, realizou-se no dia 27 de Outubro, pelas 14h30m e contou com a presença do Senhor Secretário Regional do Ambiente e Recursos Naturais da Madeira, do Senhor Director Regional do Ambiente e Recursos Naturais, do Senhor Director Regional da Agricultura, do Senhor Presidente da Câmara Municipal de Santa Cruz, do Senhor Presidente da Casa do Povo de Gaula e dos alunos dos Centros Educativos da Apresentação de Maria – Gaula.
       O Projecto: “A Sementinha” pretende proporcionar aos alunos um espaço de aprendizagem e contribuir para a formação pessoal dos alunos numa vertente mais prática. A exploração agrícola estará aberta a todas as escolas do concelho que queiram desenvolver actividades de sementeira, plantação e colheita. Serão proporcionados aos alunos momentos de acompanhamento das diferentes fases de crescimento dos produtos agrícolas produzidos e a possibilidade de levarem para as suas escolas os produtos para confeccionarem as suas refeições escolares.


Comemorações do Dia Internacional das Bibliotecas Escolares



        Na segunda-feira dia 25 de Outubro de 2010, pelas 14h30m, no refeitório, assinalámos na nossa escola o Dia Internacional das Bibliotecas Escolares.
       Convidámos o escritor madeirense José Viale Moutinho para visitar a nossa escola e falar-nos sobre a importância das bibliotecas na formação da criança.